VOLTAR
27 de março de 2012
SUSTENTABILIDADE CRESCE CADA VEZ MAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL NACIONAL

Conforme o Green Building Council Brasil, o Brasil é o sexto no ranking mundial de empreendimentos verdes. Desse modo, cada vez mais empresas focadas nas questões de sustentabilidade e responsabilidade social aparecem no Brasil. Certificações têm sido criadas e os imóveis  sustentáveis, ecologicamente corretos, valorizam-se cada vez mais, comerciais ou residenciais.

E não é só o senso de preservação aliado ao papel dos governos que incentivam essas construções. Por mais que haja um investimento inicial maior nas construções verdes, a longo prazo os custos de manutenção nesses imóveis são significativamente reduzidos.

A valorização dos edifícios verdes tem sido traduzida também em certificações criadas e consolidadas pela alta demanda. A importância de ter imagem de responsabilidade social tem abarcado cada vez mais a própria estrutura física das empresas brasileiras. A procura por construções sustentáveis já é parte da realidade do cenário corporativo, que responde por 50% desses empreendimentos no Brasil.

Já existe o selo Alta Qualidade Ambiental (Aqua). Dos 41 edifícios com o selo Aqua no País, que leva em conta 14 critérios – que avaliam a gestão ambiental das obras e as especificidades técnicas e arquitetônicas -, somente 14 são residenciais.

Para o coordenador-executivo do processo Aqua na Fundação Vanzolini, instituição que desenvolveu e adaptou a metodologia ao Brasil, Manuel Martins, isso ocorre porque o mercado corporativo já confia na durabilidade e na economia de uso e manutenção desse tipo de edificação, o que vem acontecendo de forma mais lenta nos condomínios habitacionais. “As pessoas começam a perceber que é possível almejar viver em um ambiente assim, além dos benefícios no custo de manutenção”, observa.

A construção sustentável no Brasil em comparação com outros países ainda é embrionária. Um dos fatores, porém, é a dificuldade no acesso aos materiais. O setor está cada vez mais consciente quanto ao papel da sustentabilidade, assim como os próprios governos. O próprio programa Minha Casa, Minha Vida é sustentável, visto que envolve ainda o desenvolvimento humano, segurança e moradia digna. O Selo Casa Azul, certificação de sustentabilidade da Caixa para empreendimentos habitacionais, é exemplo dessa tendência.

As certificações levam em conta todo o ciclo de vida do produto, como o impacto que ele causa no contexto em que está inserido. O foco das certificações deve ser no desempenho da obra, o que garante a sustentabilidade de fato. Isso porque avaliações desse tipo levam em conta as peculiaridades de cada região.

Somente cerca de 25% de uma edificação é custo de produção. O resto corresponde à manutenção, índice que comprova as vantagens da construção civil sustentável, embora requeira maior investimento inicial. O custo para a obtenção da certificação é muito mais do que financeiro, e sim de mudança de hábitos, e inclui a prática da multidisciplinaridade, com interação maior dos envolvidos, de forma a facilitar a concepção do projeto sustentável.

Segundo o coordenador-executivo do processo Aqua na Fundação Vanzolini, Manuel Martins, os custos dependem do padrão imobiliário. Apesar do investimento inicial maior, em torno de 2% a 7%, conforme alguns profissionais do setor, o consumo de energia pode ser, em média, 30% menor, e o de água, 30% a 50%. “O investimento inicial é absorvido pelos empreendedores no sentido de ter maior velocidade de venda e preferência na escolha do consumidor”, avalia.

Outro fator que influencia o custo é o planejamento inicial. O investimento inicial depende da linha de base, ou seja, até que ponto a construtora tem seus processos adaptados. Para quem faz um bom projeto e planeja bem o nível de qualidade, o investimento é pequeno porque nada mais é do que uma construção bem realizada e que leva em conta o nível de sustentabilidade. No mercado corporativo a valorização dessas edificações já é fato, mas somente será uma realidade no país quando for também adotada de verdade pelo Governo Federal, o grande comprador do mercado imobiliário.

LINHA DE PRODUTOS
Conheça todas as nossas linhas de produtos e serviços.
Construção Civil
Conheça nossa linha de produtos plásticos de alta resistência para a construção civil.
Eco Urbano
Uma linha que ajuda empresas a reforçar o compromisso com o meio ambiente e a sociedade.
Rotomix Industrial
Especializada na fabricação de rotomoldados plásticos para grandes indústrias, de todos os setores.