A preocupação com sustentabilidade no setor da construção de civil está cada vez mais recorrente. Muitas construtoras já adotaram sistemas para reciclagem de materiais e investem na redução do uso de matérias-primas não renováveis. Esse conceito ecologicamente correto, além de trazer benefícios ao meio ambiente, também pode reduzir o custo da obra, aliando o reaproveitamento e a reciclagem de materiais.
Essa é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum no setor e o número de construções verdes tem aumentado a cada ano. Muitas alternativas estão sendo utilizadas para deixar a obra mais sustentável, como o reuso da água da chuva, a implantação de novas tecnologias para aquecimento e geração de energia, tratamento de lixo, além da utilização de materiais ecologicamente corretos.
Algumas práticas são simples e podem auxiliar na hora da reforma. A reutilização de entulhos retirados de outras obras e de locais que foram demolidos é uma delas. A madeira é um material que pode ser reaproveitado diversas vezes. É possível, por exemplo, vender para empresas que precisam de lenha, quando não for mais útil. Mas também conseguimos utilizar outros produtos como cerâmicas, telhas e tijolos.
O desperdício desse tipo de material ainda é grande no país, mas essa cultura aos poucos está mudando. Cerca de 50% do material descartado pelas construções é depositado no lixo sem critério de reaproveitamento. Em outros países como o Japão, por exemplo, o descarte de entulhos é de aproximadamente seis mil toneladas por ano, enquanto que no Brasil é de cerca de 850 mil.
Além disso, a prática de construções mais sustentáveis traz inúmeros benefícios ao meio ambiente, reduções em todos os sentidos, pois a quantidade de matérias-primas utilizadas e o volume de detritos serão menores, bem como a quantidade de lixo depositado nos aterros sanitários. Por isso o desafio de aliar as construções à preservação do meio ambiente é tão importante. Esses materiais podem ser revendidos a usinas que vão utilizar os detritos como base para pavimentação de vias e conservação de estradas. Também poderão ser utilizados no aterramento de terreno de outras construções.
Diante dessa preocupação ambiental, o setor tem investido em práticas para despertar a consciência e a preocupação ecológica. Exemplo disso é que atualmente muitos profissionais estão se especializando na reutilização e reciclagem de materiais. Esse profissional vai adequar o projeto para ficar mais sustentável e fazer progressões para a redução nos custos da obra, como diminuir o desperdício de matérias-primas.
Um dos grandes instrumentos relacionados à sustentabilidade é o Duto de Entulho. O Duto de Entulho otimiza a organização, a segurança e a limpeza da obra. E não há como pensar em Dutos de Entulho e não associar imediatamente aos produzidos pela empresa que oferece as ideias mais inteligentes para a construção civil, a RotoMixBrasil. Os Dutos de Entulho Rotoforte, nova linha da RotoMixBrasil, são produzidos em polietileno de média densidade, com proteção contra raios ultravioleta pelo processo de rotomoldagem, usados em prédios ou casas com mais de um andar, garantindo ao produto alta resistência e durabilidade. Além disso, eles permitem adaptação em diversos tipos de obra e são indispensáveis em qualquer construção!
A RotoMixBrasil, além da excelência na prestação de serviços, da equipe de profissionais e equipamentos de primeiríssima linha e do atendimento a seus clientes de forma ágil, eficaz e extremamente satisfatória desde a concepção do produto, passando pela confecção do molde e culminando na produção da peça no maior padrão de qualidade que se pode ter, pensa também na sua informação, trazendo sempre as últimas notícias do meio!