Após ter passado pelas estações de Carga, Aquecimento e Esfriamento, o molde já estático e a uma temperatura manuseável é levado para uma área onde a peça pronta será desmoldada.
Neste momento é fundamental o conhecimento técnico e a experiência da equipe de profissionais para tornar a etapa mais ágil e segura para o produto.
Na quarta etapa do processo de Rotomoldagem a peça pronta é retirada do molde.
Além da competência da equipe outros fatores contribuem para tornar a desmoldagem mais prática, como a temperatura da peça que deve estar entre 40°C e 60°C.
A aplicação adequada do produto desmoldante no equipamento também se reflete no momento da retirada da peça.
A Estação de Desmoldagem não só encerra o processo de Rotomoldagem como também marca a etapa de preparação do molde, o qual saindo dali entrará em um novo ciclo de produção.
Esta preparação consiste na verificação de possíveis amassamentos na região de fechamento do molde, limpeza de resíduos e impurezas, limpeza dos respiros com troca dos filtros e aplicação de desmoldante.
A utilização deste elemento é fundamental, pois além de facilitar a desmoldagem, ele garante a estabilidade de todo o processo.
A periodicidade de aplicação, que varia de 5 a 20 ciclos de moldagem, depende não só da eficácia do produto, como também da temperatura utilizada em cada etapa, da qualidade do molde, entre outros fatores.
Todas as estações da RotomixBrasil contam com os recursos necessários para produzir peças com desempenho superior, sempre associadas a várias opções de cor, design inovador, formas diferenciadas, alta resistência e preço acessível.
Com este post encerramos a sequência sobre as Estações da Rotomoldagem, na qual vimos o processo inserido no contexto de cada local onde ele se desenvolve.
Para saber como podemos te atender entre em contato conosco e para saber mais sobre os temas abordados, leia os posts anteriores!