As chamadas “estações” da Rotomoldagem dizem respeito aos locais dentro da indústria a partir dos quais este processo se desenvolve. Desta forma, estes locais estão diretamente associados as 4 etapas da Rotomoldagem, correspondentes a: Alimentação do Molde, Aquecimento do Molde, Resfriamento do Molde e Desmoldagem.
A primeira estação é a Estação de Carga, onde os moldes devidamente preparados são alimentados com cargas de resinas termoplásticas, sendo a quantidade depositada correspondente ao peso bruto da peça final.
Na primeira etapa do processo de Rotomoldagem o Polímero pré-medido é colocado no molde.
As resinas utilizadas para a transformação podem ser do tipo micronizadas. O seu carregamento normalmente se dá na parte inferior do molde aberto ou fechado – neste último caso, por meio de orifícios de alimentação.
Na Estação de Carga os moldes são montados no braço da máquina de Rotomoldagem, sendo seguramente fechados com ferramentas como grampos especiais e abraçadeiras.
O fechamento também pode ocorrer por meio de um sistema automático que evita o ocasionamento de frestas entre os flanges do equipamento. Depois disso são inseridos os respiros que servem para controlar a pressão interna do mesmo.
Para que a peça possa ser retirada ao final com segurança e facilidade, os moldes são preparados com desmoldantes específicos. Outra exigência vital é que eles estejam adequadamente limpos, garantindo assim que nenhum tipo de interferência indesejada aconteça ao produto, como microfissuras ou outros efeitos.
Por isso, a RotomixBrasil trabalha com um sistema de inspeção minucioso e extremamente rigoroso, contando com uma equipe eficiente e equipamentos de alta tecnologia, tudo para assegurar os melhores resultados aos seus clientes.
Dando continuidade a série de posts sobre as estações da Rotomoldagem, amanhã abordaremos a Estação de Forno, onde “aquecimento” e “transformação” são as palavras de ordem. Acompanhe e fique por dentro!
Para saber como podemos te atender basta entrar em contato conosco!