A Estação de Aquecimento, também chamada de Estação de Forno, é responsável pela segunda e mais significativa etapa do processo de Rotomoldagem, pois é nela onde ocorre de fato a “transformação” e onde a resina micronizada assume o formato da peça planejada.
O molde devidamente alimentado e fechado é movimentado da Estação de Carga para dentro de um forno previamente aquecido a uma temperatura entre 200°C e 380°C.
Na segunda etapa do processo de Rotomoldagem o molde permanece dentro do forno de aquecimento.
Dentro do forno, assim como durante o tempo de cura fora dele e da fase de resfriamento, o molde permanece girando biaxialmente em movimentos precisamente calculados, realizados pelo braço e pelo platô da máquina.
O objetivo destes movimentos na etapa de aquecimento é fazer com que a cada rotação haja a deposição sucessiva de camadas de resina dentro do molde, de modo que ela não flua de um lado para o outro, mas que se nivele para formar a superfície interna da peça, se distribuindo de maneira equilibrada.
A espessura da parede do produto começa a ser formada quando o molde alcança a temperatura inicial de fusão da resina, terminando após todo o material ter aderido à superfície interna do equipamento.
Em seguida tem início o processo de cura, onde a temperatura interna da matriz começa a aumentar rapidamente para promover a fusão da resina e a eliminação total de microbolhas.
Então, ainda em movimentos biaxiais o equipamento é levado para a Estação de Resfriamento.
As etapas e estações da Rotomoldagem fazem parte de um processo extremamente técnico, onde a experiência profissional e a tecnologia de ponta fazem toda a diferença.
O objetivo final da RotomixBrasil é sempre produzir produtos de qualidade superior, originais e versáteis, capazes de oferecer vantagens exclusivas sobre as demais opções do mercado.
Para saber mais sobre o nosso trabalho basta entrar em contato conosco.
No próximo post falaremos sobre a Estação de Resfriamento da Rotomoldagem. Não perca!