VOLTAR
19 de novembro de 2012
“Olimpíadas do Conhecimento” testam o que o Brasileiro sabe sobre Construção Civil

COMPETIÇÃO DOS TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES REÚNE ESTUDANTES DE MINAS GERAIS E SÃO PAULO, QUE TESTAM CONHECIMENTOS TÉCNICOS NA ÁREA

Na construção civil, a demanda por mão de obra qualificada é um dos principais gargalos para o desenvolvimento. Uma das contribuições do SENAI para o setor está na formação de alunos que dominam novas técnicas, como a construção pré-fabricada, que acelera a produtividade.

Nas Olimpíadas do Conhecimento, a competição de edificações envolve 10 alunos de Minas Gerais e São Paulo divididos em duas turmas, que cumprem o passo a passo da construção de uma casa em quatro dias, num total de 22 horas.

Na prova, são avaliadas habilidades específicas, como o assentamento dos tijolos, aplicação de revestimento cerâmico, construção do telhado e todas as partes que formam uma residência comum. Ao redor da área onde acontece a competição, um grupo de vários estados avalia a aplicação das técnicas de segurança do trabalho, como o uso de EPI´s, disposição das ferramentas de trabalho e a segurança do trabalhador.

Michel Van Erkelens é um holandês que atua como consultor em projetos para a construção civil e líder da competição na Olimpíada. Na visão dele, é preciso avançar na qualificação e envolver outras categorias profissionais em todos os processos. “Não basta contratar um engenheiro e um pedreiro, mas sim envolver uma rede de profissionais com conhecimentos específicos que agregam qualidade a obras de todos os perfis”, explica Erkelens, que também é fundador da Merk BV, consultoria que desenvolve projetos educacionais para a construção civil, em parceria com escolas técnicas tanto na Holanda quanto no Brasil.

Num futuro breve, a técnica de construção irá mudar de forma radical, um processo que já começou em projetos grandes como shoppings, aeroportos e obras de infraestrutura, mas também precisa mudar quando falamos na construção de residências”, completa o líder que refere-se a construção a seco, tendência irreversível no Brasil, e que já é realidade em todos os países desenvolvidos, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos.

Na Holanda, existem 44 escolas técnicas de vários níveis, semelhantes à rede do SENAI no Brasil. Porém, enquanto os europeus vão aprimorando seus conhecimentos, os brasileiros precisam atender com rapidez a quantidade de vagas que serão criadas nos próximos anos. Só em nível técnico, o SENAI projeta que serão criadas 16.370 vagas para técnicos em construção civil, além de quase três mil técnicos em segurança do trabalho e outras 2,6 mil vagas para instaladores e reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações.

Não basta construir com as mãos, mas com a cabeça, e esse processo requer a formação dos trabalhadores do futuro, para atender com prontidão a demanda crescente num país em desenvolvimento como o Brasil”, finaliza Erkelens.

A RotoMixBrasil, além da excelência na prestação de serviços, da equipe de profissionais e equipamentos de primeiríssima linha e do atendimento a seus clientes de forma ágil, eficaz e extremamente satisfatória desde a concepção do produto, passando pela confecção do molde e culminando na produção da peça no maior padrão de qualidade que se pode ter, pensa também na sua informação, trazendo sempre as últimas notícias do meio!

LINHA DE PRODUTOS
Conheça todas as nossas linhas de produtos e serviços.
Construção Civil
Conheça nossa linha de produtos plásticos de alta resistência para a construção civil.
Eco Urbano
Uma linha que ajuda empresas a reforçar o compromisso com o meio ambiente e a sociedade.
Rotomix Industrial
Especializada na fabricação de rotomoldados plásticos para grandes indústrias, de todos os setores.