O setor de Construção Civil é um dos maiores geradores de resíduos sólidos (o chamado “entulho”) do país, sendo responsável por cerca de 50% destes materiais.
De acordo com o estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), nossos municípios coletaram no ano passado 31 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição, quantidade 8,7% maior do que foi verificado em 2009.
O problema maior destas situações está na deposição e no tratamento incorretos dos entulhos gerados pela Construção Civil, fatores que acarretam não só em incômodo aos atingidos, como também agrava os impactos ambientais, sendo inclusive contra a lei.
Para discutir e propor soluções relacionadas ao problema, de 5 a 7 de outubro acontecerá em Curitiba/PR o Sustain Total 2011, Fórum Nacional e Feira Internacional de Resíduos Sólidos.
Promovido pelo Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (IBDS), o evento é parte de uma rede de feiras internacionais de resíduos sólidos que tem por objetivos integrar parceiros estratégicos, compartilhar soluções entre os continentes e fomentar a discussão sobre as questões abordadas na PNRS.
O fórum abordará as principais tecnologias e modelos de gestão de resíduos sólidos de países líderes da Europa, América e Ásia. Com uma programação completa sobre 24 temas relacionados ao assunto, o encontro reunirá as principais soluções e equipamentos voltados a setores produtivos, empresas públicas e governos municipais, de modo a contribuir para uma melhor elaboração, desenvolvimento e gerenciamento dos planos municipais.
Para mais informações, basta acessar o site do Sustain Total 2011.
Essa será uma excelente oportunidade para as empresas de Construção Civil se atualizarem e encontrarem alternativas sustentáveis para os entulhos gerados a cada obra.
Participe!