Dados sobre as áreas de destinação e reciclagem, avanços do setor e políticas públicas, como o decreto da Construção Sustentável, que pode ser assinado no próximo dia 5 de junho, foram destaques do encontro em São Paulo.
A publicação “Resíduos da Construção Civil e o Estado de São Paulo”, um levantamento elaborado em 348 dos 645 municípios do Estado de São Paulo para verificar a situação atual dos resíduos da construção civil no Estado foi lançada no dia 17 de maio em São Paulo, na Assembleia Legislativa, durante o evento “Resíduos da Construção Civil – Soluções e Oportunidades”.
Organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), o evento contou com a presença de mais de 380 pessoas e teve como objetivo incentivar a melhoria da gestão dos resíduos da construção. Na ocasião, foi lançada a publicação “Resíduos da Construção Civil e o Estado de São Paulo”, um levantamento elaborado em 348 dos 645 municípios do Estado de São Paulo para verificar a situação atual dos resíduos da construção civil no Estado.
Durante o evento foi divulgada também a realização de outros nove eventos nas regionais do SindusCon-SP, que terão o objetivo de disseminar as questões que envolvem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, capacitar os agentes envolvidos e tirar dúvidas sobre prazos e metas a serem cumpridos. As cidades são: Sorocaba (29/06), São José do Rio Preto (12/07), Campinas (24/07), Santo André (8/08), Presidente Prudente (23/08), Ribeirão Preto (15/09), além de Bauru, Santos e São José dos Campos, cujas datas ainda serão definidas.
Participaram dos debates diversas autoridades e representantes do setor. Rubens Rizek, secretário adjunto do Meio Ambiente do Estado de São Paulo que, ao lado de Sergio Watanabe, presidente do SindusCon-SP, realizou a abertura do evento, falou sobre as ações desenvolvidas pelo convênio entre as duas entidades representadas e chamou a atenção para a importância da atuação do SindusCon-SP no fomento da cadeia do seu setor. “Já demos diversos passos para auxiliar o setor em melhores práticas. Agora falta um bloco normativo para darmos um passo ainda maior. Queremos fazer isso no próximo dia 5 de junho, quando pretendemos assinar o decreto da Construção Sustentável. A SMA dá todo o apoio para o fomento da cadeia de reciclagem na Construção Civil. A reciclagem dos resíduos da construção é uma grande oportunidade”.
As políticas Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos foram destaque do primeiro painel do evento, com a participação de Ronaldo Hipolito, gerente de Projeto da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na ocasião, o gerente explicou todas as etapas realizadas para a construção da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e, principalmente, as metas do setor da Construção Civil.
Para confirmar a urgência das ações a serem realizadas, ele citou o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) ao MMA, que apontou que o Brasil deixa de ganhar R$ 8 bilhões por ano por não fazer reciclagem de forma adequada. “Precisamos deixar de pensar os resíduos como lixo e entendê-los como materiais que podem ser utilizados em novas obras”.
Flavio de Miranda Ribeiro, assessor técnico do Gabinete da SMA, falou sobre as etapas para construção da Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) e explicou como ela não é apenas uma política pública ambiental, mas também de desenvolvimento, sustentabilidade e que distribui direitos e deveres. Ele chamou a atenção para a logística reversa, que ainda é motivo de discussão em alguns fóruns da sociedade que não têm posicionamento definido sobre a responsabilidade de cada ator da cadeia produtiva de determinado material.
Outro fator importante foi o resultado do levantamento feito pelo SindusCon-SP com 40 construtoras, que atuam em 55 municípios do Estado de São Paulo. Esse levantamento teve a ideia de trazer a situação das empresas geradores dos resíduos. Entre as principais conclusões está a relacionada com os materiais que as construtoras têm maior dificuldade para o gerenciamento. O resultado foi que, respectivamente, o gesso, latas de tinta, isopor e resíduos perigosos são os materiais com mais dificuldade de serem gerenciados. Entre esses resíduos perigosos estão solventes, óleos ou materiais contaminados de demolições ou reformas.
Encerrando o evento, Horácio Peralta, diretor Associação Paulista das Empresas de Tratamento e Destinação Final de Resíduos Urbanos (APETRES), trouxe importantes contribuições sobre as áreas de destinação e reciclagem de resíduos da construção. Peralta reforçou a preocupação que as autoridades devem ter com as áreas que recebem esse tipo de material. “Esse é um momento para estarmos unidos e lutar a favor das boas práticas do setor. Se estivermos assim, seremos um setor cada vez mais forte e exemplo para aqueles que desenvolvem práticas que não serão mais aceitas pela sociedade”.
Um dos grandes instrumentos relacionados à Construção Sustentável é o Duto de Entulho. O Duto de Entulho otimiza a organização, a segurança e a limpeza da obra. E não há como pensar em Dutos de Entulho e não associar imediatamente aos produzidos pela empresa que oferece as ideias mais inteligentes para a construção civil, a RotoMixBrasil. Os Dutos de Entulho Rotoforte, nova linha da RotoMixBrasil, são produzidos em polietileno de média densidade, com proteção contra raios ultravioleta pelo processo de rotomoldagem, usados em prédios ou casas com mais de um andar, garantindo ao produto alta resistência e durabilidade. Além disso, eles permitem adaptação em diversos tipos de obra e são indispensáveis em qualquer construção!
A RotoMixBrasil, além da excelência na prestação de serviços, da equipe de profissionais e equipamentos de primeiríssima linha e do atendimento a seus clientes de forma ágil, eficaz e extremamente satisfatória desde a concepção do produto, passando pela confecção do molde e culminando na produção da peça no maior padrão de qualidade que se pode ter, pensa também na sua informação, trazendo sempre as últimas notícias do meio!