A evolução arquitetônica no mundo forçou o aumento dos vãos em grandes obras e com isso houve um aumento no custo da obra que, até então, só era possível com a construção de lajes maçicas. As lajes nervuradas, por possuírem espaços vazios ou preenchidos com materiais leves, propiciaram muita economia de materiais, de mão-de-obra e de cubetas, também conhecidas como ” fôrmas plásticas “.
Aliada à economia de matéria prima, a possibilidade de reutilização da fôrma torna o processo ainda mais barato. O aumento da produtividade ajuda a racionalizar a construção e proporcionar ainda mais economia à construtora. É por isso que é cada vez mais comum o uso de formas plasticas para lajes em edificações como edifícios de escritórios, escolas, supermercados, hospitais, entre outras.
Uma das maiores dúvidas no desenvolvimento do projeto é a de como dimensioná-las. Confira abaixo algumas dicas básicas:
- Quando não houver tubulações embutidas na laje, a espessura da mesa deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre as nervuras e jamais menor que 3cm;
- Quando houver tubulações embutidas (de diâmetro máximo 12,5mm), a espessura da mesa deve ser de 4cm. no mínimo;
- A largura das nervuras não pode ser menor que 5cm e, quando houver armaduras de compressão, a largura das nervuras não deve ser inferior a 8cm;

Forma plástica para laje nervurada ROTOFORTE
Geralmente, as lajes nervuradas permitem a criação de vãos entre pilares na ordem de 7 a 9m. Em zonas de apoio, tem-se uma concentração de tensões transversais, podendo ocorrer ruína por punção ou por cisalhamento. Nesses casos, entre as alternativas possíveis, pode-se adotar uma região maciça em volta do pilar, formando um capitel ou faixas maciças em uma ou em duas direções, constituindo vigas-faixa.
A ABNT NBR 6118:2007 especifica também que a resistência característica do concreto à compressão (fck) para estruturas de concreto armado precisa ser, no mínimo, igual a 25 MPa (concreto classe C25, da ABNT NBR 8953:1992), o que se aplica para as lajes nervuradas quando construídas em ambiente urbano.
Quer mais ainda economia para sua obra? Conheça os produtos plásticos ROTOFORTE, linha de construção civil da Rotomix Brasil. Entre em contato aqui com nossa equipe e fique por dentro de todos os nossos diferenciais.