Ela está escassa, desinteressada e mal qualificada. A falta de mão de obra na Construção Civil tem obrigado o setor a encontrar soluções alternativas para lidar com a alta demanda de trabalho.
De acordo com matéria publicada no site estadao.com.br esta situação tem sido mais um fator a estimular o aumento do nível de industrialização no processo de trabalho.
Em 2011, segundo estimativa do Sindicato da Construção (SindusCon-SP), devem ser contratados entre 150 mil e 200 mil trabalhadores para obras no Brasil, números mais baixos do que o saldo de contratados no ano passado quando o setor cresceu 14%.
Pedreiros, armadores, gesseiros, carpinteiros e pintores são os 5 tipos de trabalhadores que têm tirado o sono dos empreiteiros pela escassez verificada neste ano.
“O pedreiro não ensina mais a profissão ao filho. Não há renovação de estoque, e o profissional disponível passou a ser muito disputado”, diz o empresário Tercio Costa Feitosa, diretor-presidente da construtora Costa Feitosa. De acordo com ele “o Nordeste, que era o grande celeiro desse tipo de mão de obra, tornou-se tomador e não mais doador de profissionais“. Concluindo, o empresário afirma: “Antes, a mão de obra para construção era farta e informal. Tornou-se escassa e cara“.
O efeito indireto de tudo isso, conforme constata a matéria, é o aumento do maquinário nas construções.
Agora, mais do que nunca, é momento de oferecer melhores condições aos trabalhadores do setor, conquistando-os não só com melhores salários, como também com equipamentos de construção e ferramentas de construção civil que melhor se adaptem às suas necessidades e ofereçam maior praticidade e segurança.
A RotomixBrasil conta com excelentes opções de produtos, como os Condutores de Entulho (Dutos de Entulho) fabricados em polietileno e associados à alta resistência, durabilidade e versatilidade conferidas pelo processo de Rotomoldagem, benefícios que não podem faltar em sua obra.
Invista em soluções modernas e ofereça a seus funcionários qualidade superior na realização de seu trabalho!
Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.