O nível de atividades da Construção Civil e as expectativas dos empresários do setor agora serão revelados mensalmente pelo Banco Central do Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas, que criaram juntos o Índice de Confiança da Construção.
De acordo com a primeira sondagem, de setembro a novembro houve uma queda de 10,2% no indicador, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mas, como avaliou Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV, em relação aos valores observados ante a série histórica:
“Os indicadores ainda estão acima de 100 pontos. Isso quer dizer que há mais assinalações positivas de confiança do que negativas. O que estamos falando é que houve deterioração em relação ao ano passado. Estamos em um patamar diferente de crescimento, mas não estamos em queda. O setor não está em queda de atividade. Vale lembrar que o ano de 2010 foi excepcional para o setor da construção civil”.
O estudo tem cobertura nacional e abrange 6 grupos e 11 classes setoriais. Saiba mais sobre o Índice de Confiança da Construção na matéria a seguir e fique atento!