VOLTAR
26 de agosto de 2013
As lajes nervuradas e os tipos de aplicação

Já citamos aqui algumas vezes, mas é importante ressaltar que a principal característica das Lajes Nervuradas está na economia de matéria prima – principalmente de concreto. Sua estrutura comum apresenta nervuras ou barras de sustentação. 

A aplicação das Cubetas, também conhecidas como Fôrmas para Lajes Nervuradas, pode ser feita de diferentes maneiras, mas há pelo menos 6 tipos de construção de Lajes Nervuradas muito difundidas, que detalharemos abaixo:

1) Lajes com Faixas

É um sistema com vigas faixas (com largura maior que a altura) e que, normalmente, têm a mesma altura que as lajes nervuradas. Sua montagem gera um único horizonte de fôrmas e escoramento, o que racionaliza e agiliza sua execução;

2) Lajes com Vigas

É o sistema que mais gera economia de concreto e aço. Muito comum em grandes construções, sua principal característica está no apoio das lajes sobre vigas comuns e na eliminação do assoalho;

3) Lajes Cogumelo

É formada por capitéis, também conhecidos como ábacos, que são fixados diretamente nos pilares sem que seja necessário o uso de faixas ou vigas. Esse processo gera maior produtividade na obra, já que a laje é montada no nível horizontal.

4) Lajes Protentidas

Protendida ou comprimida tem o mesmo significado. Nesse tipo de laje são introduzidos cabos pós-tracionados, que ficam ancorados nela. Quando há construção de grandes vãos – a partir de 20m – esse método é utilizado. A protensão é aplicada para eliminar ou diminuir os efeitos de cargas permanentes. A vantagem principal desse tipo de laje é que tem-se com ela 30% menos de peso próprio, que é formado principalmente por concreto.

5) Laje com Estrutura Metálica

Quando há necessidade de economia na estrutura básica, usa-se as lajes nervuradas aplicadas à estrutura metálica. Elas ficam fixas nos pilares principais, sem a necessidade de secundários.

6) Laje com Pré Moldado

É indicado para grandes obras que necessitam de maior agilidade no processo construtivo. A logística com pré-moldados é, certamente, uma das mais caras. Na maioria dos casos é necessário o içamento de cada peça e o trabalho de uma equipe de montagem especializada.

Seja qual for o tipo de construção de laje nervurada, as fôrmas plásticas ROTOFORTE representam o melhor custo benefício do mercado. Pesam, em média, 20% mais que as comuns. Tem o NOVO reforço “colméia” que garante maior resistência à quebra na desenforma. Possuem estreitamento das aletas internas para facilitar o empilhamento, sem afetar a estrutura. Sua torre de apoio impede o afundamento e a deformação da cubeta plástica ao ser empilhada. Seu design externo permite ainda mais economia de concreto por metro quadrado.

Entre em contato com a equipe ROTOFORTE aqui.

 

LINHA DE PRODUTOS
Conheça todas as nossas linhas de produtos e serviços.
Construção Civil
Conheça nossa linha de produtos plásticos de alta resistência para a construção civil.
Eco Urbano
Uma linha que ajuda empresas a reforçar o compromisso com o meio ambiente e a sociedade.
Rotomix Industrial
Especializada na fabricação de rotomoldados plásticos para grandes indústrias, de todos os setores.