Desde o dia 16 de setembro, passaram a valer as novas regras que regulamentam o destino dos resíduos da construção civil em todo o Brasil. Algumas cidades já estão adotando essas regras para o descarte do entulho, exemplo disso é a cidade de Lavras, em Minas Gerais.
Entre outras medidas, a norma proíbe o descarte desses materiais em locais que não possuam autorização ambiental de funcionamento, o que deve ser feito em um local específico, definido pela prefeitura de cada cidade. Em Lavras, as multas para as empresas que desobedecerem a norma varia de R$ 229,00 a R$ 2.270,00.
Este processo faz parte do Plano Municipal de Gestão de resíduos da Construção Civil, uma exigência da Legislação Federal, que todos os municípios deverão seguir à risca.
A regra na cidade deve ser a mesma para todas as cidades: as empresas interessadas em dispor os resíduos na área terão que se cadastrar na Secretaria do meio ambiente, apresentando os documentos do responsável legal da empresa, além de cadastrar os veículos utilizados no descarte do entulho, o tipo de resíduo, a quantidade aproximada e a periodicidade.
Somado a isso, outro desafio é o escoamento do entulho em construções verticais. Certamente, a alternativa que oferece o melhor custo/benefício é o uso do condutor de entulho, também conhecido como duto para entulho. A montagem é muito simples (clique aqui e conheça mais sobre o processo de montagem) e ainda ajuda na redução dos custos de limpeza, das horas trabalhadas e dos riscos de acidentes de trabalho.
Quer conhecer nossa linha de produtos? Clique aqui e conheça a ROTOFORTE, a linha de construção civil da Rotomix Brasil, que possui uma linha completa de produtos plásticos, na sua maioria feitos sob o processo de rotomoldagem, como o Duto condutor de entulho (clique aqui para acessar o catálogo dos Dutos). Conheça também a CUBETA plástica (clique aqui para acessar o catálogo das Cubetas), a melhor alternativa para construção de lajes nervuradas. Se preferir, entre em contato com nosso departamento comercial clicando aqui.