Nos posts anteriores, conhecemos várias etapas da rotomoldagem, como o Processo de Alimentação de Molde, o Processo de Aquecimento e o Processo de Resfriamento. Hoje iremos saber onde o processo de rotomoldagem é finalizado, na Estação de Desmontagem da Peça.
Após sair da estação de resfriamento, a peça segue para a Estação de Desmoldagem, onde o movimento de rotação é cessado, a peça está na temperatura ideal para ser desmontada com mais facilidade, sem exigir muito esforço físico do operador (entre 40 e 60ºC).
O molde é preparado, passando por uma limpeza, eliminando resíduosa de material e impurezas vindas do ciclo anterior. Após isso, é verificado se a peça sofreu algum dano (amassamento) na região de fechamento do molde, é limpo os respiros e aplicado o desmoldante de manutenção.
A aplicação do desmoldante é realizada em intervalos, que variam entre 5 e 20 ciclos de moldagem, sendo que entre cada ciclo é aplicado um desmoldante de manutenção, para realizar uma limpeza leve do molde e garantir a estabilidade do processo de moldagem.
Após esses processos, a peça é extraída manualmente, e o molde é novamente carregado com material para recomeçar o ciclo.
Entenderam o processo de rotomoldagem? Continuam com dúvidas? Entre em contato conosco, nossa equipe te explicará melhor!